segunda-feira, 22 de junho de 2009

Nós sempre teremos Paris...


“Nós sempre teremos Paris” é a frase clássica que emociona e nos remete ao filme Casablanca.
Paris sempre esteve em alta. É linda, romântica, histórica. Conquista a todos, pois não há um turista que não diga que de todos os lugares que conheceu, Paris é a mais linda cidade.
Infelizmente, esse acidente com o avião da Air France nos faz lembrar que fatalidades acontecem, mas não podemos e não devemos perder a fé de que tudo vai acabar bem e que a nossa viagem será inesquecível.
Paris é o principal destino turístico da Europa. Não adianta. Quem vai à Europa quer conhecer Paris.
Entretanto, de uns anos para cá, os jovens têm preferido conhecer Barcelona e Londres, com suas noitadas sem fim. Eles preferem ficar menos tempo na capital francesa e esticar a viagem para outros destinos da Europa.
Acabam acreditando que Paris é apenas a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Louvre e outros tantos museus. Ledo engano... Paris é muito mais!Existe vida em Paris para além dos pontos turísticos que nos bombardeiam as agências de viagem? Existe noitada em Paris? Há bares, cafés e restaurantes que não sejam absurdamente caros e esnobes?
Claro que há!!! Existe isso e muito mais!! Só não pense que irá encontrar um táxi com facilidade, pois esse problema Paris ainda não solucionou. Todo verão (de julho a agosto), temos em Paris uma “praia” artificial, é a Paris Plage, com calçadão e areia, instalada à beira do rio Sena. Lá, os parisienses e turistas curtem o sol, o calor (quase inexistente) e se descontraem fazendo piqueniques e aproveitando raros dias de calor. Vale ressaltar que, em julho, no auge do calor, a temperatura fica em torno dos 19 graus.
Paris é cheia de possibilidades e programas e, se você não quer (ou não pode) gastar muito, existe ainda uma excelente programação gratuita que não se deve perder.
Em Paris existem inúmeras praças e parques onde, basta estar um clima agradável, veremos os parisienses sentados em mantas, tomando vinho e lendo um livro.
Aliás, Caminhar faz parte da cultura parisiense. Todos caminham muito e por prazer. Também, rollers e bicicletistas têm incentivos da prefeitura para desfrutar da cidade. Pode acreditar que Paris é muito melhor através desses meios de transporte.
Ande a pé e descubra Paris. Você não vai se arrepender e, seu bolso e seu corpo, irão agradecer demais.
Vá até o Bairro Pigalle. Lá você encontra muitos bares e gente bonita. Vá também ao Bairro Marais (de onde veio a canção: "Eu sou pobre, pobre, pobre, de marré, marré, marré..."). Esse bairro, inicialmente ocupado pela população de baixa renda, ganhou a aristocracia e até hoje mantém as suas ruas medievais e grandes casarões. Atualmente é o bairro mais descolado da cidade. Tem uma rua que é considerada o SoHo parisiense - rue des Rosiers (metrô Saint Paul), com bistrôs, cafés e lojas bacanérrimas... IMPERDÍVEL!
Aos domingos, não deixe de dar uma caminhada pelo Sena e pare para comer um sanduíche de patê de foie gras com uma taça de vinho!
O Jardin Du Luxemburgo também é lindo e gratuito.
Mesmo sem comprar nada, você não deve deixar de caminhar na Champs Elysees e na Saint-Germain, que são ruas cheias de lojas legais. Agora, se você quiser gastar pouco, tem uma feirinha em Saint- Denis – um bairro – onde você acha os tão famosos lencinhos franceses (3 por 10 euros), botas lindas por 20 euros e casacos baratíssimos.
Musée Carnavalet: nesse museu você vai descobrir tudo sobre a história de Paris. Desde os primeiros tempos até os dias atuais. A entrada para a coleção permanente é gratuita.
Place des Vosges: nessa antiga praça (que fica no Marais), além de você conhecer a casa de Victor Hugo (lá ele escreveu Os Miseráveis), você também poderá ver e ouvir músicos de rua e visitar galerias de arte.Shows de moda nas Galeries Lafayette: Paris é moda e, nas Galeries Lafayette, todas as sextas, à tarde (umas 15:00h.), são feitas passagens de modelos. Esse programa também é gratuito, você só precisa fazer uma reserva através do site ou mandando um email para welcome@galerieslafayette.com
Le Showcase: um dos pontos quentes da noite parisiense. Nesse clube de jazz e música ao vivo, a entrada é livre antes da meia noite.
Já para Bibi, o lugar imperdível se chama New Morning, um templo do jazz, localizado na 7-9, rue des Petits Écuries - Metrô: Château d´Eau.
Minha amiga Mariana, que se rendeu a Paris (deixando nossa amada Nova York em segundo lugar), também tem várias dicas de programas gratuitos. Você não pode deixar de conhecer as igrejas parisienses que são lindas demais (e, também, gratuitas). Tem a NotreDame (a praça onde fica a igreja é linda), Sacré Coeur (todo mundo fica nas escadarias cantando rock e comendo um lanchinho), Saint Chapelle (onde Maria Antonieta rezou antes de ser decapitada) e Saint Madeleine.
Você também deve conhecer a Capela da Medalha Milagrosa. É emocionante! Fica no final da rue du Bac (que começa no Bl Saint Germain) e a estação do metrô é rue du Bac. Desça nessa estação e percorra a rua toda. Ela é estreita, muito antiga, cheia de cafés, patisseries maravilhosas, antiquários, boutiques, bar de vins, uma filial do Printemps e voilà!, a capela. Foi lá que Nossa Senhora apareceu pra Santa Catarina Labouré, em 1830. O visitante não pode deixar de trocar as famosas medalhinhas abençoadas e depois distribuí-las entre os amigos. Dizem que dá sorte, você volta sempre!
Por fim, o Cemitério Pére Lachaise (todos os famosos estão enterrados lá : Jim Morrison, Moliere, La Fontaine, Proust, Chopin, Comte, Edit Piaf, Delacroix) - o lugar é maravilhoso!!!
Ah! E antes de viajar, não deixe de acessar o Blog Conexão Paris (http://www.conexaoparis.com.br/). Lá você encontra milhares de dicas importantes e que irão facilitar sua viagem.
Viu só? Por trás da Paris turística, da Paris dos museus, da Torre Eiffel, da Paris esnobe, existe, sim, uma Paris que está se renovando e que não parou no tempo. Basta deixar de lado a rotina dos guias turísticos e transformar a sua viagem numa descoberta.Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário