terça-feira, 2 de junho de 2009

Atualíssimas - maio de 2009


O Jornal The Guardiam publicou uma lista com as 10 melhores e mais bonitas livrarias do mundo.


Uma viciada por livros e livrarias como eu não podia deixar passar essa e, ainda, fiquei super orgulhosa e feliz de conhecer duas livrarias que aparecem na lista, a El Alteneo – 2ª colocada, fica em Buenos Aires, Argentina - e, a Livraria Lello – 3ª colocada, que fica no Porto, em Portugal.


O El Alteneo está localizado em um antigo teatro, bem no Centro de Buenos Aires. É enorme, linda, com um teto original, todo pintado, mesas e cadeiras espalhadas na área central e livros por todas as galerias. Tem um café maravilhoso (e olha que não gosto muito de café) e é freqüentada por gente bonita e descolada. Eu fiquei encantada e acabei comprando dois livros (em espanhol, claro!). Leitura Chic-lit, da escritora Jane Grenn, que já lançou aqui no Brasil vários títulos, entre eles: “Tasha Harris abre o jogo” e “A Cidade dos bebes”.


A Livraria Lello é considerada a mais antiga livraria que se tem conhecimento. Está no Porto desde 1881 e fica em um lindo prédio de vitrais, painéis, colunas e com uma escadaria no centro. Juro... eu CHOREI quando entrei nela! É tudo maravilhoso! Também sou suspeita, pois sendo meio portuguesa (meu pai, avô, irmão... todos nasceram em Portugal) me emocionei muito nessa viagem e chorava em qualquer lugar! Comprei livros incríveis com fotos de Portugal e uma versão lusitana de “O Primo Basílio”, do Eça de Queiroz, que comecei a devorar na própria livraria, onde passei a tarde.


Para os curiosos, a livraria top da lista foi a Boekhandel Selexyz Dominicanen – livraria que fica dentro de uma antiga Igreja dominicana em Maastricht. Pela fotos, belíssima! O acervo também deve ser incrível... quem sabe um dia eu chego lá?


Jeremy Mercer, que apresenta essa listagem, diz: "As livrarias são santuários. São lugares para perder-se e escapar das duras exigências da vida, encontrar formas de sonhar e novas fontes de inspiração.” E eu tiro o chapéu...


Infelizmente não consta nenhuma livraria do Brasil nessa lista. É impressionante (e muito triste) constatar o quanto somos carentes nesse quesito por total falta de interesse do nosso povo pela leitura. Temos pouquíssimas livrarias e, as poucas existentes aqui na cidade do Rio de Janeiro ficam no Centro, Zona Sul e na Barra da Tijuca. Ou seja, acesso muito limitado! Devemos mudar isso e ensinar às nossas crianças a importância de uma boa leitura.


Fora da lista, mas indicada pela minha madrinha Helô (que também ama livrarias) está a Belle Hortense, em Paris (outra paixão dela!). Nessa livraria, nada de café, pois aqui temos um bar a vinho literário. Lá, você escolhe seu livro, senta no bar, pede uma taça de vinho e degusta essas duas paixões ouvindo uma boa música. Ela fica na 31 rue Vieille du Temple 75004 Paris - metro Saint Paulo ou Hotel de Ville e funciona das 5 da tarde às 2 da manhã. Um charme!


Ainda em Paris, visite os sebos, principalmente no Quartier Latin, próximo da Sorbonne. E, por fim, a livraria mais famosa de todas: Shakespeare and Company, que é cenário do filme “Antes do Amanhecer” com Ethan Hawke. Ela fica em frente à Catedral de Notre Dame, no prédio de um antigo monastério do século XVI. É muito conhecida dos parisienses e completamente desconhecida dos turistas. Freqüentada pelos maiores escritores e com vários eventos durante o ano. Que turista não vai à Notre Dame? Assim, já que você vai passar na porta, não deixe de entrar!


Chegando a Nova York, visite a Strand (12th Street com Broadway) e a Barnes and Noble (Union Square). A primeira vende livros novos e usados e você encontra muita coisa com desconto. Já na segunda (sempre freqüentada pelas meninas na série Sex and The City), além de livros, você também encontra DVDs, CDs, revistas, calendário... tudo novo. Mas, como diz Helô: “nenhuma delas tem o charme das livrarias européias...”


Deixo aqui, como a minha livraria preferida, no Rio, a Livraria da Travessa – principalmente a localizada na Avenida Rio Branco, no Centro. Ela une um excelente acervo, um café e uma linda arquitetura. Vale à pena conferir.


Ainda temos a FNAC (Barra Shopping), Saraiva (Centro) e a Argumento (Copa).
Existe livro (e livraria) para todos os gostos e todos os bolsos. Os sebos também são uma ótima opção.


Se divirta com as crônicas do Luiz Fernando Veríssimo (Comédias da Vida Privada, Sexo na Cabeça e Orgias); morra de medo com o Stephen King (O Iluminado, Celular e O Cemitério); se emocione com Eça de Queirós (O Primo Basílio e Os Mais), com Gabriel Garcia Marquez (Cem Anos de Solidão), com Bernhard Schlink (O Leitor) e até mesmo com John Grogan (Marley e Eu); aprenda história com Beverly Swerling (Nova York Cidade dos Sonhos) e Phillipa Gregory (A Princesa Leal e A Irmã de Ana Bolena); volte a ser adolescente com Meg Cabot (Tamanho 42 não é gorda) e Stephenie Meyer (Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse)... enfim, descubra o que você gosta de ler!


Então, é isso... corra para a livraria mais perto e compre um livro! Você não vai se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário