domingo, 8 de março de 2009

O Leitor II


Acabei de ler O LEITOR e, definitivamente, essa história entrou para o meu rol de favoritas. Tanto o filme quanto o livro são maravilhosos...
O livro é ainda melhor, pois apresenta maior riqueza de detalhes. Entendemos melhor o julgamento de Hanna. Fica mais claro o quanto ela se prejudicou ao não revelar que era analfabeta... e, principalmente, os sentimentos do Michael ficaram mais “transparentes”... sua angústia, suas dúvidas e o impacto que Hanna causou em sua vida.
Sou uma chorona assumida! Choro vendo TV, novela, filme... choro por tudo!!!
Mas, engraçado, dificilmente choro lendo um livro. Me emociono, adoro, mas chorar é difícil.
Dos mais de 400 livros que li, chorei compulsivamente em apenas dois: Marley e Eu e Três Desejos (e olha que nem são meus livros favoritos...).
Agora, em O LEITOR... não foi um choro explícito... foi um choro interno. Eu estava dentro da Catamarã, vindo para o trabalho e lendo as últimas páginas quando veio a vontade de chorar. Mas as lágrimas não rolaram... elas ficaram presas como que transbordando por dentro, dando uma dor no peito. Meus lábios tremiam, meu rosto curvava, mas as lágrimas não caíam... inchavam meu peito e me faziam soluçar... queriam escapar, mas estavam represadas...
Nunca saberei explicar o porquê – não tenho problema nenhum em chorar em público!!! Mas, apesar de toda emoção e da vontade de chorar, não consegui!
Essa história me tocou demais e ainda preciso parar para pensar e entender o porquê.


“... estava triste por causa dos atrasos e das falhas da vida em geral. Fiquei pensando que, se o tempo certo tinha passado, se alguém se recusou por muito tempo a uma determinada coisa, se essa coisa lhe foi recusada por muito tempo, ela vem tarde demais, mesmo sendo iniciada com esforço e recebida com alegria. Ou não há “tarde demais”, apenas “tarde”, sendo “tarde” de qualquer modo melhor do que “nunca”? Não sei.”


NÃO DEIXEM DE LER O LEITOR, NÃO DEIXEM DE ASSISTIR AO FILME.


Quero agradecer aos meus queridos amigos que foram ontem ao Ícaro me encontrar e comemorar com atraso meu aniversário: Mari (amei a caixa da Marilyn, beijos Tia Thamar!), Patty, Bibi, Larissa, Emílio, Gizella e Kiko, Luiz... TODOS!!!!! Amei os presentes, o carinho e agradeço à Deus pela amizade de vocês!

P.S. Morte às Barcas S.A. e à Viação 1001!!! Está insuportável morar em Niterói com esse serviço de porco que vocês prestam!!! Ainda tem a cara de pau de argumentar na CPI que necessita de ajuda do Estado, pois o serviço causa prejuízo... Ajuda do Estado? Prejuízo? É só entregar a concessão do serviço... Não quer??? Hehehehehehehehehehehehehehehehehehe
Fala sério!! Esse país é uma vergonha!! Corruptos, safados, ignorantes... MORTE! MORTE! MORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário