quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Minha Vida Fora de Série - 1a Temporada - Paula Pimenta


Infelizmente acabou... Comecei a ler o novo livro da Paula Pimenta e, quando pisquei os olhos, essa história deliciosa já tinha acabado.

A Paula é escritora da série "Fazendo Meu Filme" (já li os 3 primeiros e estou ansiosa pelo lançamento do 4o).

Muitas das minhas amigas acham "surreal" eu ser totalmente viciada por esses livros de adolescentes (afinal eu fiz 37 anos), mas eu não acho. E nem acho que são livros para adolescentes, são livros para pessoas que sonham, que são sensíveis e que acreditam que a vida pode sim ser mais leve e simples.

Lendo os livros da Paula eu volto a ter 15 anos. Lembro dos meus amigos, do meu colégio, da vida que eu tinha em Niterói, das minhas férias em Paraíba do Sul e dos meus grandes amores! Porque quando temos 13, 14, 15, 16, 17 anos, todos os amores são os grandes amores da nossa vida. Amores eternos!

Os livros da Paula me fazem rir, me fazem chorar, me fazem entrar na história e querer dar uma sacudida nas meninas e dizer: não acredito que vocês estão fazendo isso???????? Como vocês podem não entender o que está acontecendo??? Aí, me lembro dos meus 13 e 16 anos e vejo a Priscilla e a Fani assustadas olhando para mim... com aquele olhar de "você é quem está louca e não sabe de nada"... E, na verdade, não sei de nada, porque aqui, com meus 37 anos, eu e minhas amigas continuamos cometendo os mesmos erros, sentimos as mesmas inseguranças e temos as mesmas dificuldades em expressar aquilo que sentimos e queremos dizer. A grande diferença é que perdemos a leveza, a ingenuidade, a fé que a Fani e a Priscila levam com elas.

A gente "cresce" e passa por tanta coisa que acaba se tornando mais dura, desacredita no final feliz e passa a aceitar o final "politicamente correto", onde os príncipes não existem, onde a paixão não importa porque ela acaba e não nos deixa pensar com clareza. O que conta é a estabilidade, o companheirismo, ser madura e fazer aquilo que ensinaram pra gente que é o certo, porque foi o que vimos nossas mães fazendo.

Aí, chega a Paula com a Fani e a Priscila e nos traz de volta o principe, o sonho, os finais felizes (mesmo os nem tão felizes... mas esses são encarados com aquela esperança dos 16 anos de que ainda temos a vida toda pela frente).

Voltamos à escola, ao clube, à praia, ao MSN, aos torpedos, às fofocas descompromissadas com as amigas, às tardes no shopping... chegamos em casa e nossa única preocupação é estudar para as provas e sonhar acordada com o nosso primeiro amor que, na maioria dos casos, vemos todos os dias na mesma escola, no inglês, na praia, no clube, na esquina...

Enquanto lemos as 400 páginas dos livros, esquecemos dos problemas, dos dramas, da idade e voltamos no tempo, voltamos a sonhar... e, por tudo isso, obrigada Paula!

Não sei se gosto mas da Pri ou da Fani (as duas são as minhas melhores amigas - são as minhas Patricia e Clarice). Não sei se acho o Léo ou o Rodrigo o mais fofo (acho que eu me apaixonaria pelos dois)... só sei que mergulho fundo nesse mundo e nele tenho os melhores momentos do meu dia.

Não deixem de ler os 3 livros da série "FAZENDO MEU FILME" e comecem JÁ a ler "MINHA VIDA FORA DE SÉRIE"...

E, Paula, por favor, não pare de escrever!!! Não tire a Fani, a Pri, a Natalia, o Léo, O Rodrigo das nossas vidas, da minha vida!!! Eu quero continuar sonhando e lembrando do quanto a vida é boa... a gente é que torna ela difícil.

Já estou aguardando ansiosa o próximo livro....

4 comentários:

  1. Juliana, gostei muito da sua resenha! Achei seus comentários únicos e diferentes dos tantos outros que já vi. Você disse coisas de muita profundidade! "A gente "cresce" e passa por tanta coisa que acaba se tornando mais dura, desacredita no final feliz e passa a aceitar o final "politicamente correto", onde os príncipes não existem, onde a paixão não importa porque ela acaba e não nos deixa pensar com clareza. " Sou suspeita pra falar ☺ mas é verdade! Talvez seja por isso que a Paula é aceita por pessoas de todas as idades...tenho amigas de 60 anos e mais que adoram o jeito dela escrever. Parabéns por colocar tão bem !

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sou uma garota de apenas 12 anos, amo muito esses livros (Fazendo meu filme e Minha vida fora de série). Li tão rápido... Quando acabei Minha vida fora de série fiquei tão triste, sabe, queria tanto ser a Priscila, ela tem uma vida perfeita, com aquele Rodrigo lindo ao seu lado, o garoto que todas nós, garotas da minha idade sonhamos... Esse livro me encantou mesmo. Não quero que a Paula pare de escrever nunca!! Queria continuar com a história deles pra sempre (Leo, Fani, Priscila, Rodrigo...) =[ E agora, quando li o que você falou, achei tão lindo, esses livros encantam as pessoas, não importa a idade... Também tô esperando o Fazendo Meu Filme 4!! *-* Ah, só uma pergunta, vai ter o Minha Vida Fora de série 2, né?! Preciso ler se não eu morro!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é , as vezes a gente fica desacreditada de algumas coisas , e com esse livro pude sonhar com oq tda adolescente quer : um "Rodrigo" da vida e uma amigo fofo como o leo , e todas as outras amigas que a Pri tem , e talves ate essa confiança de mãe e de filha e essa liberdade de viver uma vida que a gente quer . Gente por favor me digam vai ter o 2 livro ? Quando ? Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu tbm acho esses livro PERFEITOS eu ja li todos e to super ansiosa pro Fazendo meu filme 4 e Minha vida fora de serie 2.Mais eu acho que o que eu quero mais le é o fazendo meu filme 4 pq eu quero mto ver como o leo e a fani vao acabar... eu acho eles tao fofoss!!! e a priscila e o rodrigo tbm. Eu gostei do livro pq em senti as mesmas coisas que a fani e a priscila sentiram paracia que eu era elas eu nao estava so lendo o livro eu estava vivendo esse livro. esse livro me encanto pq quando a gente começa ler ele agente nao consegue parar...eu simplesmente adoro os livro da paula pimenta sao perfetosss to super ansiosa pro lançamente dos 2!!!!!

    ResponderExcluir